BUSTER NO BRASIL – CINEMA INFANTOJUVENIL.
O Centro Cultural Banco do Brasil sedia de 28 de junho a 30 de julho, em três cidades, a segunda edição brasileira do festival de cinema infantojuvenil Buster, realizada com o apoio do Instituto Cultural da Dinamarca. Original da Dinamarca, é um dos mais importantes eventos do gênero na Europa.
36 filmes estão na programação, entre curtas, longas-metragens e episódios para a TV, com ênfase na produção nórdica (países: Dinamarca, Suécia, Alemanha e Brasil). Todas os filmes para o público infantil são dublados ou sem diálogos (a exceção são as produções adolescentes, legendadas).
Há sessões para crianças a partir de 3 anos, com duração reduzida e atividades com recreadores. Estão programadas oficinas gratuitas de cinema para educadores e crianças. Inscrições antecipadas e informações: oficinabuster@gmail.com
Destaque para “Hannibal & Jerry”, da dupla de diretores Steen Rasmussen e Michael Wikke, clássico do cinema infantil dinamarquês que completa 20 anos em 2017; para a série sueca “Jazzoo”, exibida no Festival de Berlim, que combina o jazz do quinteto Oddjob com histórias de animais; e para a animação sueca “O Reino do Rei Pena”, inédita nos cinemas brasileiros, escrita por roteirista da série “Borgen” e com direção do dinamarquês Esben Toft Jacobsen.
A programação também inclui produções brasileiras: estão confirmadas as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo”, além da versão europeia de “Amazônia”, sem diálogos, nunca exibida no país.
Rio de Janeiro: 28 de junho a 16 de julho
São Paulo: 5 a 24 de julho
Brasília: 11 a 30 de julho
Meia-entrada para todos!
Haverá sessões com acessibilidade.
Confira outras informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/buster-no-brasil-cinema-infanto-juvenil/