No Instituto Cultural da Dinamarca, estamos comprometidos com a dimensão cultural da transição para um mundo sustentável. Um dos nossos projetos mais significativos, o Jogo PoN!, está em destaque nas Fábricas de Cultura de São Paulo. Durante o ano de 2024, conduzimos workshops para educadores de oito filiais da rede de centros culturais do Estado de São Paulo, localizadas em áreas carentes.
Os workshops PoN têm como foco principal a integração e ativação do jogo “PoN! A Ilha dos Tatus” e o kit pedagógico, que juntos se tornam uma ferramenta poderosa para envolver jovens brasileiros no debate sobre o clima, coexistência e sustentabilidade.
Nosso público-alvo inclui instrutores, aprendizes e usuários dos centros culturais, que muitas vezes são residentes da periferia urbana ou de áreas rurais com acesso limitado a oportunidades culturais e onde o engajamento climático muitas vezes é modesto.
Oferecemos dois formatos de workshops:
- Workshop de Desenvolvimento Profissional para Educadores: Este formato tem como objetivo educar e inspirar professores de várias disciplinas a utilizarem o material PoN. O workshop inclui uma dinâmica de três horas, com apresentação, demonstração, sessão de jogo mediada e reflexão/debate.
- Workshop de Treinamento intergeracional para Professores, Alunos e Representantes das Secretarias de Educação: Este workshop visa educar e inspirar alunos e professores de várias disciplinas, bem como multiplicadores em geral, a utilizarem o material PoN. Além disso, o encontro busca estabelecer parcerias com tomadores de decisões locais. O formato inclui uma dinâmica de duas horas com apresentação, sessão de jogo mediada e reflexão/debate, seguida por uma reunião com stakeholders sobre os próximos passos.
Recentemente, realizamos workshops de treinamento de “Influenciadores PoN” na Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha, com a participação entusiasmada de educandos do curso de desenvolvimento de games. As palavras da consultora pedagógica do Jogo PoN!, Tainá Félix, ressoam nesses eventos, empoderando os novos Influenciadores PoN a mediarem seus próprios workshops e intervenções enfatizando o potencial de poder transformativo dos games, quanto se diz respeito a reflexão, empatia, aprendizagem, e engajamento climático.
Este ano, já realizamos workshops na Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha e na sede da gestora Poiesis na Oficina de Cultura Oswald de Andrade, proporcionando uma experiência enriquecedora para educadores e aprendizes de oito bibliotecas das Fábricas de Cultura. Anders observa: “Estamos orgulhosos de ver o impacto positivo que o Jogo PoN! está tendo ao capacitar educadores e envolver jovens na luta contra as mudanças climáticas. Essas iniciativas exemplificam nosso compromisso contínuo com a educação ambiental e nossa crença no poder da cultura para criar mudanças positivas na sociedade”.
E Tainá Félix, consultora pedagógica do Jogo PoN!, acrescenta: “Ao proporcionar aos alunos e professores as ferramentas necessárias para entender e enfrentar os desafios climáticos, estamos construindo uma comunidade de agentes de mudança. Estou entusiasmada em capacitar uma nova geração de embaixadores PoN, inspirando-os a liderar o caminho para um futuro mais sustentável”.