Você está visitando o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.  Explore outros lugares no mundo onde também trabalhamos. Created with Sketch.
26 · 03 · 2025

BIOFONIA

Conectando continentes, culturas e gerações através da linguagem universal da música.

BIOFONIA é um projeto do compositor dinamarquês Mathias Madsen Munch, que busca criar uma experiência de concerto imersiva, transportando o público para a floresta tropical. Através da música e da animação, a floresta tropical sul-americana é apresentada tanto como um santuário sonoro quanto como um centro de natureza, cultura e visões de mundo conflitantes.

O projeto é desenvolvido em colaboração com o solista, o percussionista dinamarquês Ronni Kot Wenzell, a OUROS ANIMATION (Rikke Planeta, Philip Piaget, Inez Kristina), Remulus, e o Diretor do Instituto Cultural Dinamarquês, Anders Hentze.

Ao longo de 2024, o primeiro movimento de BIOFONIA (com 8 minutos de duração) tomou forma como uma obra multimodal inspirada na Mata Atlântica e nos povos e culturas indígenas desses ecossistemas, representados pelo povo Guarani. Através da fusão de música e animação, o projeto explora o papel vital que essas florestas e suas comunidades desempenham na biodiversidade global e no equilíbrio climático.

À medida que o Brasil se prepara para sediar a COP30 em novembro de 2025, BIOFONIA será apresentado como parte do diálogo internacional sobre clima e sustentabilidade. A segunda parte do projeto, AMAZONICA, também será exibida na Dinamarca durante o Encontro Cultural em agosto de 2025, e uma apresentação no Encontro da Natureza em 2026 está atualmente em negociação. Esses eventos têm como objetivo envolver o público dinamarquês em uma compreensão mais profunda das florestas tropicais da América do Sul e dos sistemas de conhecimento que as sustentam há gerações.