Sisters Hope no Brasil




Em janeiro de 2025, o renomado e premiado grupo de performance baseado em Copenhague, Sisters Hope, trouxe seu projeto visionário, Sisters Sensing (the World), ao Brasil. Como parte de sua iniciativa global, o projeto se desenrolou nas ruas de São Paulo, a maior cidade da América do Sul.

O projeto consistiu em uma caminhada performativa poética de doze horas, uma palestra artística e um workshop imersivo. Este evento marcou o capítulo brasileiro da colaboração de longo prazo do Sisters Hope com o Instituto Cultural Dinamarquês (DCI), que busca explorar o potencial de uma Sociedade Sensual em diferentes contextos culturais. Ao entrelaçar arte, movimento e exploração sensorial, o projeto examinou como uma abordagem mais poética e sensorial da vida pode contribuir para um futuro sustentável.

Durante a caminhada performativa, o grupo percorreu uma ampla variedade de ambientes urbanos, desde bairros nobres até assentamentos informais e áreas industriais. Ao longo do trajeto, um artista local se juntou ao grupo, enriquecendo a experiência com sua presença e perspectivas. A cada hora, uma performance de dez minutos era encenada, filmada, fotografada e transmitida ao vivo para uma audiência global, permitindo que espectadores de todo o mundo se conectassem à jornada em tempo real.
A caminhada foi concluída com uma palestra no Centro Cultural SESC 24 de Maio, localizado no centro histórico da cidade.

Se você deseja explorar mais sobre o projeto, leia o artigo abaixo, onde Anders Hentze, Diretor do Instituto Cultural Dinamarquês no Brasil, conversa com Gry Worre Hallberg, cofundadora e diretora artística do Sisters Hope, sobre as ideias e reflexões por trás do projeto e sua realização no Brasil.