Diálogos Nórdicos é um projeto de duração de três a quatro anos cuja expectativa é criar uma marca nórdica que contribuirá para a criação de sinergias e mudanças no Brasil. Escolhendo anualmente um tema, os Diálogos Nórdicos abrangem aspectos políticos e culturais que fortalecem e consolidam a disseminação da perspectiva nórdica no Brasil. O aspecto político está muito ligado a debates, entrevistas, reuniões multilaterais, workshops e apresentações. Diálogos Nórdicos é um projeto de duração de três a quatro anos cuja expectativa é criar uma marca nórdica que contribuirá para a criação de sinergias e mudanças no Brasil. Escolhendo anualmente um tema, os Diálogos Nórdicos abrangem aspectos políticos e culturais que fortalecem e consolidam a disseminação da perspectiva nórdica no Brasil. O aspecto político está muito ligado a debates, entrevistas, reuniões multilaterais, workshops e apresentações.
Tendo como princípio norteador a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, os temas anuais dos Diálogos Nórdicos se relacionam intrinsicamente às Metas de Desenvolvimento Sustentável. Assim, o primeiro Diálogos Nórdicos, de 2018, promoverá maior igualdade de gênero. O Diálogos Nórdicos 2019 abrangerá o fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos; e o Diálogos Nórdicos 2020 vai centrar suas discussões no crescimento responsável e sustentável.
DIÁLOGOS NÓRDICOS 2018 SOBRE IGUALDADE DE GÊNERO
Tema anual:Apesar da melhora nas condições de saúde e educação para as mulheres, a remuneração desigual permanece uma constante, que destaca a importância de oportunidades e ganhos econômicos para a redução da pobreza. Mulheres brasileiras ainda enfrentam uma discrepância significante na representação política e a violência contra mulheres ainda está recorrente no país.
A região nórdica possui liderança mundial na igualdade de gênero e representação de mulheres na política. Igualdade de gênero contribui para o avanço da vida profissional e social, e para o fortalecimento da economia na região nórdica.
Objetivos Gerais: Compartilhar experiências nórdicas no estabelecendo de políticas públicas e promoção da igualdade de gênero.
Áreas de Resultados: Contribuir para o reconhecimento da região nórdica como uma referência na igualdade de gênero, inspirar positivamente a maneira de pensar em gênero e facilitar a cooperação de longo prazo entre instituições nórdicas e brasileiras.
Grupos-alvo: Jovens, criadores de políticas públicas, tomadores de decisão, e empresas.
Atividades: Conferências públicas, eventos no Congresso, diálogos com universidades, exibições de filmes, leituras de literatura nórdica, exibições e campanhas nas redes sociais.
Parceiros: Parceiros do projeto incluem Embaixadas Nórdicas em Brasília, Instituto Cultural da Dinamarca, Escola Nacional de Administração Pública, Innovation Norway (Inovação Noruega), ONU Mulheres, Consulados Nórdicos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e Câmaras de Comércios Nórdicas.
Gestão dos Projetos: Presidido pela Embaixada da Noruega, o Comitê de Gestão está aberto a todos parceiros e é responsável pela visão geral do progresso aprovação das propostas dos grupos. Os grupos do projeto (via política, via cultural, Diálogos Nórdicos 2019, comunicação) estão igualmente abertos a todos parceiros com o objetivo de preparar e implementar as atividades do projeto.
Financiamento do Projeto: Orçamento total do projeto é de EUR 100,000, sendo que EUR 33,000 é financiamento do Conselho Nórdico de Ministros.
Contato: Embaixada da Noruega, Sra. Elin Ullebø, e-mail elin.ullebo@mfa.no.
PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS PRELIMINARES DIÁLOGOS NÓRDICOS 2018
Abril – Lançamento de Diálogos Nórdicos 2018, Brasília.
Maio – Festival de Filme Ponte Nórdica Rio de Janeiro. Seminário de igualdade de gênero – um aumento de desenvolvimento econômico Rio de Janeiro. Festival de Filme Ponte Nórdica, Curitiba
Junho – Conferência internacional sobre igualdade de gênero, Diálogo entre os nórdicos, o Brasil e América Latina Brasília. Diálogos com jovens em universidades Brasília.